E.B.M DILMA LÚCIA DOS SANTOS
"Construindo e Transformando"
ARMAÇÃO - FLORIANÓPOLIS/SC
Professora: CRISTHIANNY MARQUES DE ABREU
3º Ano – Turmas: 31 e 32
PLANEJAMENTO
ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA
Pontos de integração: Artes e sala informatizada
·
OBJETIVOS:
Þ
Compreender as regularidades nos movimentos que
a terra realiza em torno de si e em torno do Sol.
Þ
Relacionar o movimento da translação realizado
pela Terra à criação dos calendários anuais e às estações do ano.
Þ
Compreender o processo histórico de construção
dos conceitos de dia, mês e ano pelo ser humano.
Þ
Relacionar-se sensível e integralmente com a
experiência estética vivida;
Þ
Compartilhar integralmente das impressões,
percepções e emoções experienciadas;
Þ
Compreender e relacionar os elementos do fazer
artístico a outras áreas do conhecimento.
CONTEÚDO:
Movimento de rotação e translação
Estações do ano
Origem dos dias e das noites
Calendário
TEMPO: 4 aulas (30/09, 07/10, 14/10 e 21/10)
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Introdução
ao assunto (30/09)
1º. Conversar com os alunos:
Responda
oralmente:
1)
Qual a estação do ano que você mais gosta? Por quê?
2) Como
você costuma se vestir nessa estação do ano?
3) Como
é a sua alimentação nesse período?
4) Como
são os dias?
5) E as
noites?
2º.
Levar para a sala de uma lanterna (ou vela) e globo
terrestre.
3º.
Colocar a fonte de luz na lateral do globo terrestre,
na altura da linha do Equador.
4º.
Perguntar aos alunos: “ A terra está toda iluminada?”
Por quê?
5º.
Qual o(s) Continente(s) que você percebe que está mais
iluminado?
6º.
Girar o globo terrestre da esquerda para a direita.
Fazer as mesma perguntas.
7º.
Questionar:
Ocorreu alguma mudança quando o globo virou? Qual?
8º.
Copiar no quadro pra eles copiarem no caderno
MOVIMENTOS DA TERRA
v MOVIMENTO DE
ROTAÇÃO:
O QUE É? Movimento que a
terra realiza ao redor de si mesmo.
QUAL A SUA DURAÇÃO? Pra
dar uma volta ao redor de seu eixo, a terra demora aproximadamente 24 horas,
isto é, o período de um dia.
QUAL A CONSEQÜÊNCIA DESSE MOVIMENTO? Ela dá origem
às noites e os dias.
v MOVIMENTO DE
TRANSLAÇÃO:
O QUE É? Movimento que
terra realiza ao redor do sol.
QUAL A SUA DURAÇÃO? Ocorre
em aproximadamente 365 dias, isto é, leva aproximadamente um ano, para
completar uma volta ao redor do sol.
QUAL A CONSEQÜÊNCIA DESSE MOVIMENTO? O movimento de
translação e a inclinação do eixo de rotação da terra são responsáveis pelo
ciclo das estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno.
ATIVIDADES
1) Assinale a resposta correta:
A)
Com o movimento
de rotação temos:
( ) as estações do ano
( ) os dias e as noites
B)
Com o movimento de translação temos:
( ) as estações do ano
( ) os dias e as noites
2ª Etapa - Estações
do ano – calendário (07/10)
1º.
Distribuir e ler com os alunos o texto: “Por que existem
as estações do ano?” (Anexo 1)
2º.
Atividade na folhinha – calendário (Anexo 2)
3ª Etapa –
Representação – (14/10)
1ª) Apresentar
link que faz uma demonstração do movimento de translação:
2º) Em seu
caderno de pesquisa, faça a representação em forma de desenho do movimento de
translação e do movimento de rotação, escreva seus conceitos e a que eles dão
origem.
4ª Etapa – Sala
Informatizada (21/10)
1ª) Atividade 1 _ Cenário
Os alunos
montarão um cenário da Primavera.
2ª) Atividade 2 – Colorir as estações on-line
3ª) Atividade 3 – Portal da turma da Mônica
Existe um guarda-roupa
onde as crianças precisam vestir a Mônica de acordo com as estações
Verão ou Inverno .
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua. Será
levado em consideração a participação dos alunos nas atividades.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Livro didático
- Quadro branco
- Folhas xerocopiadas
- Globo terrestre
- Lanterna
- Multimídia
- Vídeos
- Internet
- Cartolina
- Cola
- Lápis e canetinhas de cor
ANEXOS
ANEXO 1
E.B.M
DILMA LÚCIA DOS SANTOS
3º ANO – T.: ___ - PROFª:
CRISTHIANNY ABREU
NOME: ______________________________DATA: __/__/2011
POR QUÊ
EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO?
Como você e seus colegas
observaram, durante a realização do experimento, conforme o globo terrestre
girava em torno do Sol, a luz não acontecia da mesma forma sobre todos os
lugares da terra.
Em alguns momentos, o
pólo sul estava iluminado, em outros era o pólo norte. Isso acontece porque o
eixo imaginário da Terra está inclinado em relação ao Sol.
“O movimento da Terra em
torno do Sol chama-se movimento de translação. A terra leva aproximadamente 365
dias para fazer uma volta em torno do Sol, é o que chamamos de ano. O movimento
de translação e a inclinação do eixo imaginário fazem com que ocorram as
estações do ano: a primavera, o verão, o outono e o inverno.
Sendo assim, quando a
terra gira em todo no Sol, o hemisfério Sul e o Hemisfério Norte não ficam
iluminados da mesma forma. Observe nesta
ilustração como os hemisférios norte e sul estão iluminados pelo Sol nas
diferentes estações do ano.
E.B.M DILMA LÚCIA DOS SANTOS
3º
ANO – T.: ___ - PROFª: CRISTHIANNY ABREU
NOME:
______________________________DATA: __/__/2011
DE OLHO NO CALENDÁRIO E NAS ESTAÇÕES DO ANO.
Períodos das estações do ano:
ü
De
21 de dezembro a 19 de março = verão
ü
De
20 de março a 20 de junho = outono
ü
De
21 de junho a 21 de setembro = inverno
ü
De
22 de setembro a 20 de dezembro = primavera
Você tem abaixo o calendário de 2011.
Pinte de:
Þ
VERMELHO
todos os dias que correspondem ao VERÃO
Þ
AZUL
todos os dias que correspondem ao OUTONO
Þ
AMARELO
todos os dias que correspondem ao INVERNO
Þ
VERDE
todos os dias que correspondem ao PRIMAVERA
IMAGENS DO VÍDEO DO PORTAL DO PROFESSOR (MUITO BOM E VÍDEO, PENA QUE NÃO CONSEGUI BAIXAR)
ALUNOS NA SALA INFORMATIZADA
TRABALHO PRONTO (Próxima semana eu posto)
Abraços
Prof. Cris