E.B.M DILMA LÚCIA DOS SANTOS
"Construindo e Transformando"
ARMAÇÃO - FLORIANÓPOLIS/SC
Professora: CRISTHIANNY MARQUES DE ABREU
3º Ano – Turmas: 31 e 32
PLANEJAMENTO
ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA
Pontos de integração: Artes e sala informatizada
·
OBJETIVOS:
Þ
Compreender as regularidades nos movimentos que
a terra realiza em torno de si e em torno do Sol.
Þ
Relacionar o movimento da translação realizado
pela Terra à criação dos calendários anuais e às estações do ano.
Þ
Compreender o processo histórico de construção
dos conceitos de dia, mês e ano pelo ser humano.
Þ
Relacionar-se sensível e integralmente com a
experiência estética vivida;
Þ
Compartilhar integralmente das impressões,
percepções e emoções experienciadas;
Þ
Compreender e relacionar os elementos do fazer
artístico a outras áreas do conhecimento.
CONTEÚDO:
Movimento de rotação e translação
Estações do ano
Origem dos dias e das noites
Calendário
TEMPO: 4 aulas (30/09, 07/10, 14/10 e 21/10)
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Introdução
ao assunto (30/09)
1º. Conversar com os alunos:
Responda
oralmente:
1)
Qual a estação do ano que você mais gosta? Por quê?
2) Como
você costuma se vestir nessa estação do ano?
3) Como
é a sua alimentação nesse período?
4) Como
são os dias?
5) E as
noites?
2º.
Levar para a sala de uma lanterna (ou vela) e globo
terrestre.
3º.
Colocar a fonte de luz na lateral do globo terrestre,
na altura da linha do Equador.
4º.
Perguntar aos alunos: “ A terra está toda iluminada?”
Por quê?
5º.
Qual o(s) Continente(s) que você percebe que está mais
iluminado?
6º.
Girar o globo terrestre da esquerda para a direita.
Fazer as mesma perguntas.
7º.
Questionar:
Ocorreu alguma mudança quando o globo virou? Qual?
8º.
Copiar no quadro pra eles copiarem no caderno
MOVIMENTOS DA TERRA
v MOVIMENTO DE
ROTAÇÃO:
O QUE É? Movimento que a
terra realiza ao redor de si mesmo.
QUAL A SUA DURAÇÃO? Pra
dar uma volta ao redor de seu eixo, a terra demora aproximadamente 24 horas,
isto é, o período de um dia.
QUAL A CONSEQÜÊNCIA DESSE MOVIMENTO? Ela dá origem
às noites e os dias.
v MOVIMENTO DE
TRANSLAÇÃO:
O QUE É? Movimento que
terra realiza ao redor do sol.
QUAL A SUA DURAÇÃO? Ocorre
em aproximadamente 365 dias, isto é, leva aproximadamente um ano, para
completar uma volta ao redor do sol.
QUAL A CONSEQÜÊNCIA DESSE MOVIMENTO? O movimento de
translação e a inclinação do eixo de rotação da terra são responsáveis pelo
ciclo das estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno.
ATIVIDADES
1) Assinale a resposta correta:
A)
Com o movimento
de rotação temos:
( ) as estações do ano
( ) os dias e as noites
B)
Com o movimento de translação temos:
( ) as estações do ano
( ) os dias e as noites
2ª Etapa - Estações
do ano – calendário (07/10)
1º.
Distribuir e ler com os alunos o texto: “Por que existem
as estações do ano?” (Anexo 1)
2º.
Atividade na folhinha – calendário (Anexo 2)
3ª Etapa –
Representação – (14/10)
1ª) Apresentar
link que faz uma demonstração do movimento de translação:
2º) Em seu
caderno de pesquisa, faça a representação em forma de desenho do movimento de
translação e do movimento de rotação, escreva seus conceitos e a que eles dão
origem.
4ª Etapa – Sala
Informatizada (21/10)
1ª) Atividade 1 _ Cenário
Os alunos
montarão um cenário da Primavera.
2ª) Atividade 2 – Colorir as estações on-line
3ª) Atividade 3 – Portal da turma da Mônica
Existe um guarda-roupa
onde as crianças precisam vestir a Mônica de acordo com as estações
Verão ou Inverno .
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua. Será
levado em consideração a participação dos alunos nas atividades.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Livro didático
- Quadro branco
- Folhas xerocopiadas
- Globo terrestre
- Lanterna
- Multimídia
- Vídeos
- Internet
- Cartolina
- Cola
- Lápis e canetinhas de cor
ANEXOS
ANEXO 1
E.B.M
DILMA LÚCIA DOS SANTOS
3º ANO – T.: ___ - PROFª:
CRISTHIANNY ABREU
NOME: ______________________________DATA: __/__/2011
POR QUÊ
EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO?
Como você e seus colegas
observaram, durante a realização do experimento, conforme o globo terrestre
girava em torno do Sol, a luz não acontecia da mesma forma sobre todos os
lugares da terra.
Em alguns momentos, o
pólo sul estava iluminado, em outros era o pólo norte. Isso acontece porque o
eixo imaginário da Terra está inclinado em relação ao Sol.
“O movimento da Terra em
torno do Sol chama-se movimento de translação. A terra leva aproximadamente 365
dias para fazer uma volta em torno do Sol, é o que chamamos de ano. O movimento
de translação e a inclinação do eixo imaginário fazem com que ocorram as
estações do ano: a primavera, o verão, o outono e o inverno.
Sendo assim, quando a
terra gira em todo no Sol, o hemisfério Sul e o Hemisfério Norte não ficam
iluminados da mesma forma. Observe nesta
ilustração como os hemisférios norte e sul estão iluminados pelo Sol nas
diferentes estações do ano.
E.B.M DILMA LÚCIA DOS SANTOS
3º
ANO – T.: ___ - PROFª: CRISTHIANNY ABREU
NOME:
______________________________DATA: __/__/2011
DE OLHO NO CALENDÁRIO E NAS ESTAÇÕES DO ANO.
Períodos das estações do ano:
ü
De
21 de dezembro a 19 de março = verão
ü
De
20 de março a 20 de junho = outono
ü
De
21 de junho a 21 de setembro = inverno
ü
De
22 de setembro a 20 de dezembro = primavera
Você tem abaixo o calendário de 2011.
Pinte de:
Þ
VERMELHO
todos os dias que correspondem ao VERÃO
Þ
AZUL
todos os dias que correspondem ao OUTONO
Þ
AMARELO
todos os dias que correspondem ao INVERNO
Þ
VERDE
todos os dias que correspondem ao PRIMAVERA
IMAGENS DO VÍDEO DO PORTAL DO PROFESSOR (MUITO BOM E VÍDEO, PENA QUE NÃO CONSEGUI BAIXAR)
ALUNOS NA SALA INFORMATIZADA
TRABALHO PRONTO (Próxima semana eu posto)
Abraços
Prof. Cris
Oi! Eu estava justamente procurando uma aula interessante sobre esse assunto! Agradeço então à você por mostrar seu trabalho tão bom. Fiquei muito feliz em poder contar com essa ajuda, Deus te ilumine sempre! Bj. (Profª Maria Inês Lobe)
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